SUGESTÕES
DE ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
6º ano
Objetivo
-Reconhecer os elementos que constituem a
cadeia alimentar.
-Conceituar seres autótrofos, carnívoros,
herbívoros e microrganismos.
A
comunidade biológica de um rio apresenta enorme diversidade. Há peixes herbívoros
que se alimentam de folhas e frutos dos vegetais das margens. Outros peixes são
carnívoros. Também há peixes que filtram a água, alimentando-se de algas
unicelulares e outros organismos microscópicos.
1)
A base da cadeia alimentar desse rio, ou seja, os organismos autótrofos são:
A)
as plantas e algas. (Gabarito)
B)
os peixes carnívoros.
C)
os peixes herbívoros.
D)
os peixes que filtram água
Objetivo
-
Conhecer as relações ecológicas entre seres vivos e o ambiente.
2) Leia o texto abaixo e
depois responda às questões.
Pesquisadores advertem que
as onças-pintadas podem ser extintas em cinco anos, se a ação de
caçadores e fazendeiros da região não for impedida.
Esse predador se alimenta de
capivaras, pacas e tatus, herbívoros frequentes na região. Um sinal de que as
onças-pintadas estão desaparecendo é o fato de onças-pardas já serem
encontradas com maior frequência, pois as espécies lutam pelo mesmo território.
(Jornal O Globo, 26/3/2001.
Texto adaptado).
a) Existe um tipo de relação
ecológica entre as onças e as capivaras e as onças pardas e as onças pintadas?
Comente sobre os dois tipos de relação ecológica apresentados no texto.
b) Observe em sua casa se
existem esses tipos de relações com outros seres vivos. Descreva-as.
Objetivo
- Identificar a adaptação desenvolvida pelos indivíduos como uma
forma de sobrevivência ao ambiente.
3) Um professor de ciências
começou uma aula com as seguintes perguntas:
Como o morcego enxerga na
escuridão?
Os morcegos têm olhos? Eles
enxergam no escuro?
Como fazem para enxergarem
no escuro das cavernas?
Como será que eles localizam
os filhotes? Eles se comunicam?
Os morcegos enxergam
normalmente apenas quando estão dentro da caverna, ou em locais sem claridade?
Objetivo
- Reconhecer alguns tipos de relações ecológicas desenvolvida pelos
indivíduos no ambiente.
4) A Bug's Life (Vida
de Inseto (título no Brasil), filme produzido
pela Pixar em 1998 e distribuído
pela Walt Disney Pictures, retrata a dinâmica de um
formigueiro e que no decorrer da história surgem acontecimentos, surgindo assim, novos
personagens.
Observando
as personagens do filme, identificamos algumas espécies de artrópodes.
Responda:
a) Identifique as espécies retratadas.
b) No filme, com exceção do gafanhoto, os demais artrópodes
conviviam harmoniosamente. Escolha dois deles e descreva o tipo de relação que
há entre eles na vida real.
7º ano
Objetivo
- Observar as características do modo de vida e reconhecer as
inter-relações dos indivíduos com o ambiente.
O isolamento geográfico
da grande Ilha de Madagascar favoreceu o desenvolvimento de espécies endêmicas,
ou seja, que não existem em outro lugar da Terra. Algumas destas espécies podem
ser vistas no Filme Madagascar (DreamWorks Animation,
2005), como o
Lêmure, conhecido como Rato de Berthe (Microcebus
berthae), que infelizmente devido as pressões exercidas pela humanidade
sobre seu ambiente natural, já esta ameaçado de extinção (WWF Madagascar).
No filme também é possível
observar outras espécies de animais vertebrados, como os representados pelas
seguintes personagens:
1)
Acerca dos animais apresentados na
imagem responda:
a)
Qual sua classificação de Reino a Gênero
de cada um deles?
b)
No filme todos são amigos e convive
harmoniosamente, isso seria possível fora da ficção?
2)
Apresente outra espécie de vertebrado
presente no filme e descreva:
a) Seu
gênero, ou se for possível espécie.
b) Seu
hábito alimentar e seu nível trófico na cadeia alimentar
c) A
diferença entre o personagem que o representa no filme e o animal real.
8º ano
Objetivo
- Conhecer conceitos básicos de genética,
observando a relação entre genótipo e fenótipo, compreendendo a transmissão das
características hereditárias.
1)
Leia
o texto e responda aos questionamentos
O rei Salomão resolveu uma disputa entre duas mulheres que
reclamavam a posse de uma criança. Ao propor dividir a criança ao meio, uma das
mulheres desistiu. O rei então concluiu que aquela que havia desistido era de
fato a mãe verdadeira. Nos tribunais modernos, um juiz pode utilizar a análise
dos grupos sanguíneos e teste de DNA para ajudar a solucionar questões
semelhantes. Analisando uma situação em que uma mulher de sangue A atribuía a
paternidade de seu filho de sangue O a um homem de sangue B, o juiz não pôde
chegar a nenhuma decisão conclusiva.
a) Explique
por quê.
b) O filho
de sangue O pode ser filho desse pai de sangue B? Faça o cruzamento dos tipos
sanguíneos apresentados.
2)
Leia o texto e responda aos
questionamentos: (Questão adaptada da UFSC 2010)
Seu
José da Silva, um pequeno criador de porcos de Santa Catarina, desejando
melhorar a qualidade de sua criação, comprou um porco de raça diferente daquela
que ele criava. Preocupado com as consequências de criar este animal junto com
os outros porcos, ele discute com seu um vizinho sobre o assunto.
Parte
de seu diálogo é transcrito abaixo:
Sr. José
– O porco que comprei e apelidei de Napoleão é maior, mais forte e possui peso
acima da média da raça que crio. Além disso, possui manchas marrons pelo corpo
todo. Gostaria que boa parte de minha criação tivesse estas características.
Vizinho
– Seu José, isto vai ser muito difícil de conseguir; melhor o senhor comprar
outros porcos com esse “jeitão”.
a)
O vizinho do Sr. José o aconselha a comprar todos os porcos do mesmo “jeitão”.
De acordo com os estudos sobre genética, o que isso quer dizer?
9º ano
Objetivo
- Observar transformações químicas em processos cotidianos ou
experimentais, identificando fenômenos ou alterações na estrutura e cor dos
materiais.
Pesquisando
o quarto estagio da matéria:
Caros alunos sabiam que o plasma é o quarto estado
da matéria? Isso mesmo, temos matéria no estado sólido, líquido, gasoso e em
plasma. O mais interessante e que podemos, com certa facilidade observar este,
o quarto estagio da matéria.
O mais bacana é que agora vocês podem ter uma bola
de plasma em casa. Para tal verificação vocês vão utilizar uma lâmpada
incandescente (pode estar queimada) um fogão que possua acendedor elétrico.
Simples, não?
Segundo o
Professor Elvio Prado, do Instituto Federal da Bahia, alerta para dúvidas e
questionamento frequente:
A lâmpada
pode queimar?
Não.
Inclusive pode ser usada uma lâmpada queimada.
A lâmpada
esquenta?
Não.
Posso fazer
com uma lâmpada fluorescente?
Sim, ela
vai acender, mas nesse caso o plasma fica mais difuso, e você não vê os raios,
somente a luz.
Como faço
para mudar a cor do plasma?
O plasma
tem cores diferentes dependendo do gás em que ele se forma. No nosso caso,
lâmpada incandescente não tem como mudar.
Por quanto
tempo isso pode ficar ligado?
O ideal é
fazer a experiência por cerca de 30 segundos e depois dar um tempo, pois se
corre o risco de queimar o acendedor do fogão.
Quando eu
fiz, os raios só se formaram em direção aos meus dedos. Por quê?
Porque a energia está saindo do fogão e indo pra sua mão. Se você quiser distribuir melhor os raios, pode segurar com a mão toda.
Porque a energia está saindo do fogão e indo pra sua mão. Se você quiser distribuir melhor os raios, pode segurar com a mão toda.
Muito bem,
ao realizar este experimento filme o resultado (com câmera do celular fica
ótimo) apresente os resultados descritos por você na sua escola e discuta com
colegas e professores o quarto estágio da matéria.
Objetivo
-
Perceber
as diferenças entre os materiais que compõem os objetos, a condução de calor
através deles e a ação da água como condutora térmica.
2) Faça o experimento e discuta a
seguir sobre os resultados:
Balão à prova de fogo
Material: Dois balões, fósforos e água.
Procedimento:
- Encha um balão de ar e dê um nó em sua abertura.
- Acenda um fósforo e coloque-o debaixo do balão cheio de ar.
- O que aconteceu? (o balão arrebenta instantaneamente?)
- Pegue outro balão e coloque um pouco (meio copo já é suficiente) de água em seu interior.
- Encha o balão de ar e dê um nó em sua abertura.
- Acenda outro fósforo e coloque-o debaixo do balão. (você deve colocar a chama do fósforo sob a parte do balão que tem água). O que aconteceu? (o balão arrebenta instantaneamente? por quê?)
Tentem
explicar porque aconteceu desta forma. De acordo com suas observações, o que
mudou do primeiro para o segundo experimento? Os resultados são
diferentes?
Objetivo
- Reconhecer a formação
química das substâncias utilizadas no dia a dia.
- Reconhecer alguns tipos de
ligações químicas e condutividade elétrica.
3) Com base em seus conhecimentos, responda aos questionamentos:
Química do cotidiano ou no cotidiano
Uma substância química fundamental no
nosso dia a dia e o sal de cozinha. O sal (Cloreto de Sódio) é um recurso
natural renovável, assim como a água. O
principal meio de se obter sal é a partir da evaporação da água dos oceanos. Em
média, a água do mar possui 3,5% de sal em sua composição, ou seja, é uma
reserva de quase 50 quatrilhões de toneladas de cloreto de sódio. A mineração
em minas de sal também é uma prática comum para obtenção desse recurso.
Existem diversos usos para o sal na
nossa sociedade. O mais conhecido é para a nossa alimentação, como tempero.
Muitos microorganismos não sobrevivem em um ambiente salgado, pois o sal remove
a água de suas células por osmose. Por esse motivo, o sal é utilizado para
preservar alimentos até hoje. Alguns alimentos, como o picles e o salame, só
existem graças a ação do sal em sua preservação e tratamento ( Salmoura).O sal
também é muito utilizado no hemisfério norte para evitar que as estradas e ruas
sejam congeladas ou até mesmo para derreter o gelo presente nelas. Essa ação
gera alguns impactos no meio ambiente, pois o sal tem como destino os corpos
d'água, causando um desequilíbrio nesse ambiente. Outro problema é a corrosão
das estruturas metálicas em que o sal foi aplicado, causando acidentes e
prejuízos. Outros usos do sal incluem: indústria química (produção de uma
grande quantidade de químicos utilizados na nossa sociedade), agricultura,
tratamentos medicinais, combate ao fogo (extintores) e limpeza (sabonetes e
xampus).
Com base em seus conhecimentos do cotidiano associado aos
seus de química vamos contribuir com este? Acrescentando por exemplo:
a ) qual a sua origem química?
b ) Que tipo de ligação química existe entre o cloro e
sódio?
c) Que tal verificarmos eletricamente se a água com sal e
bom ou mal condutor de corrente elétrica? Boa sorte e bela pesquisa.
Objetivo
- Conhecer os tipos de ondas.
4) Como o
Som se propaga através dos diferentes materiais?
O som é definido como a propagação
de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, se propagando
tridimensionalmente pelo espaço e apenas em meios materiais, como o ar ou a
água.
Para que esta propagação ocorra, é
necessário que aconteçam compressões e rarefações em propagação do meio. Estas
ondas se propagam de forma longitudinal.
Quando passa, a onda sonora não
arrasta as partículas de ar, por exemplo, apenas faz com que estas vibrem em
torno de sua posição de equilíbrio.
Experimentando: Veja como e simples
sentir a propagação do som, neste experimento abaixo. A partir do experimento
descreva as suas considerações.
- Coloque um rádio portátil no mínimo volume (um relógio de corda pouco ruidoso, ou mesmo um diapasão vibrando) e tente escutar o seu som.
- Coloque uma das extremidades de um cano plástico de 50 cm no alto-falante do rádio (ou próximo de um diapasão vibrando) e a outra no ouvido. Note como agora se ouve nitidamente o som.
- Com a sala em silêncio, coloque uma das extremidades do cano no ouvido e ouça o som da brisa, que normalmente não escutamos.
Amei!
ResponderExcluir