Atividades

SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


 6º ano

Objetivo
-Reconhecer os elementos que constituem a cadeia alimentar.
-Conceituar seres autótrofos, carnívoros, herbívoros e microrganismos.


A comunidade biológica de um rio apresenta enorme diversidade. Há peixes herbívoros que se alimentam de folhas e frutos dos vegetais das margens. Outros peixes são carnívoros. Também há peixes que filtram a água, alimentando-se de algas unicelulares e outros organismos microscópicos.

1) A base da cadeia alimentar desse rio, ou seja, os organismos autótrofos são:
A) as plantas e algas. (Gabarito)
B) os peixes carnívoros.
C) os peixes herbívoros.
D) os peixes que filtram água


Objetivo
- Conhecer as relações ecológicas entre seres vivos e o ambiente.


2)  Leia o texto abaixo e depois responda às questões.

Pesquisadores advertem que as onças-pintadas podem ser extintas em cinco anos, se a  ação de caçadores e fazendeiros da região não for impedida.
Esse predador se alimenta de capivaras, pacas e tatus, herbívoros frequentes na região. Um sinal de que as onças-pintadas estão desaparecendo é o fato de onças-pardas já serem encontradas com maior frequência, pois as espécies lutam pelo mesmo território.
(Jornal O Globo, 26/3/2001. Texto adaptado).

a) Existe um tipo de relação ecológica entre as onças e as capivaras e as onças pardas e as onças pintadas? Comente sobre os dois tipos de relação ecológica apresentados no texto.
b) Observe em sua casa se existem esses tipos de relações com outros seres vivos. Descreva-as.


Objetivo
- Identificar a adaptação desenvolvida pelos indivíduos como uma forma de sobrevivência ao ambiente.

3) Um professor de ciências começou uma aula com as seguintes perguntas:
Como o morcego enxerga na escuridão?
Os morcegos têm olhos? Eles enxergam no escuro?
Como fazem para enxergarem no escuro das cavernas?
Como será que eles localizam os filhotes? Eles se comunicam?
Os morcegos enxergam normalmente apenas quando estão dentro da caverna, ou em locais sem claridade?


Objetivo
- Reconhecer alguns tipos de relações ecológicas desenvolvida pelos indivíduos no ambiente.

4) A Bug's Life (Vida de Inseto (título no Brasil), filme produzido pela Pixar em 1998 e distribuído pela Walt Disney Pictures, retrata a dinâmica de um formigueiro e que no decorrer da história surgem  acontecimentos, surgindo assim, novos personagens.


Observando as personagens do filme, identificamos algumas espécies de artrópodes. Responda:
a) Identifique as espécies retratadas.
b) No filme, com exceção do gafanhoto, os demais artrópodes conviviam harmoniosamente. Escolha dois deles e descreva o tipo de relação que há entre eles na vida real.

7º ano

Objetivo
- Observar as características do modo de vida e reconhecer as inter-relações dos indivíduos com o ambiente.
O isolamento geográfico da grande Ilha de Madagascar favoreceu o desenvolvimento de espécies endêmicas, ou seja, que não existem em outro lugar da Terra. Algumas destas espécies podem ser vistas no Filme Madagascar (DreamWorks Animation, 2005), como o Lêmure, conhecido como Rato de Berthe (Microcebus berthae), que infelizmente devido as pressões exercidas pela humanidade sobre seu ambiente natural, já esta ameaçado de extinção (WWF Madagascar).
No filme também é possível observar outras espécies de animais vertebrados, como os representados pelas seguintes personagens:



1)                 Acerca dos animais apresentados na imagem responda:
a)                  Qual sua classificação de Reino a Gênero de cada um deles?
b)                 No filme todos são amigos e convive harmoniosamente, isso seria possível fora da ficção?

2)                 Apresente outra espécie de vertebrado presente no filme e descreva:
a)    Seu gênero, ou se for possível espécie.
b)   Seu hábito alimentar e seu nível trófico na cadeia alimentar
c)    A diferença entre o personagem que o representa no filme e o animal real.


8º ano

Objetivo
- Conhecer conceitos básicos de genética, observando a relação entre genótipo e fenótipo, compreendendo a transmissão das características hereditárias.

1)                 Leia o texto e responda aos questionamentos

 O rei Salomão resolveu uma disputa entre duas mulheres que reclamavam a posse de uma criança. Ao propor dividir a criança ao meio, uma das mulheres desistiu. O rei então concluiu que aquela que havia desistido era de fato a mãe verdadeira. Nos tribunais modernos, um juiz pode utilizar a análise dos grupos sanguíneos e teste de DNA para ajudar a solucionar questões semelhantes. Analisando uma situação em que uma mulher de sangue A atribuía a paternidade de seu filho de sangue O a um homem de sangue B, o juiz não pôde chegar a nenhuma decisão conclusiva.
a) Explique por quê.
b) O filho de sangue O pode ser filho desse pai de sangue B? Faça o cruzamento dos tipos sanguíneos apresentados.

2)                 Leia o texto e responda aos questionamentos: (Questão adaptada da UFSC 2010)
Seu José da Silva, um pequeno criador de porcos de Santa Catarina, desejando melhorar a qualidade de sua criação, comprou um porco de raça diferente daquela que ele criava. Preocupado com as consequências de criar este animal junto com os outros porcos, ele discute com seu um vizinho sobre o assunto.
Parte de seu diálogo é transcrito abaixo:
Sr. José – O porco que comprei e apelidei de Napoleão é maior, mais forte e possui peso acima da média da raça que crio. Além disso, possui manchas marrons pelo corpo todo. Gostaria que boa parte de minha criação tivesse estas características.
Vizinho – Seu José, isto vai ser muito difícil de conseguir; melhor o senhor comprar outros porcos com esse “jeitão”.

a) O vizinho do Sr. José o aconselha a comprar todos os porcos do mesmo “jeitão”. De acordo com os estudos sobre genética, o que isso quer dizer?

9º ano

Objetivo

- Observar transformações químicas em processos cotidianos ou experimentais, identificando fenômenos ou alterações na estrutura e cor dos materiais.

Pesquisando o quarto estagio da matéria:
Caros alunos sabiam que o plasma é o quarto estado da matéria? Isso mesmo, temos matéria no estado sólido, líquido, gasoso e em plasma. O mais interessante e que podemos, com certa facilidade observar este, o quarto estagio da matéria.
O mais bacana é que agora vocês podem ter uma bola de plasma em casa. Para tal verificação vocês vão utilizar uma lâmpada incandescente (pode estar queimada) um fogão que possua acendedor elétrico. Simples, não?
Segundo o Professor Elvio Prado, do Instituto Federal da Bahia, alerta para dúvidas e questionamento frequente:
A lâmpada pode queimar?
Não. Inclusive pode ser usada uma lâmpada queimada.
A lâmpada esquenta?
Não.
Posso fazer com uma lâmpada fluorescente?
Sim, ela vai acender, mas nesse caso o plasma fica mais difuso, e você não vê os raios, somente a luz.
Como faço para mudar a cor do plasma?
O plasma tem cores diferentes dependendo do gás em que ele se forma. No nosso caso, lâmpada incandescente não tem como mudar.
Por quanto tempo isso pode ficar ligado?
O ideal é fazer a experiência por cerca de 30 segundos e depois dar um tempo, pois se corre o risco de queimar o acendedor do fogão.
Quando eu fiz, os raios só se formaram em direção aos meus dedos. Por quê?
Porque a energia está saindo do fogão e indo pra sua mão. Se você quiser distribuir melhor os raios, pode segurar com a mão toda.
Muito bem, ao realizar este experimento filme o resultado (com câmera do celular fica ótimo) apresente os resultados descritos por você na sua escola e discuta com colegas e professores o quarto estágio da matéria.

Objetivo
- Perceber as diferenças entre os materiais que compõem os objetos, a condução de calor através deles e a ação da água como condutora térmica.
2) Faça o experimento e discuta a seguir sobre os resultados:

Balão à prova de fogo
Material:  Dois balões, fósforos e água.
Procedimento:
  •  Encha um balão de ar e dê um nó em sua abertura.
  •  Acenda um fósforo e coloque-o debaixo do balão cheio de ar.
  • O que aconteceu? (o balão arrebenta instantaneamente?)
  • Pegue outro balão e coloque um pouco (meio copo já é suficiente) de água em seu interior.
  • Encha o balão de ar  e dê um nó em sua abertura.
  • Acenda outro fósforo e coloque-o debaixo do balão. (você deve colocar a chama do fósforo sob a parte do balão que tem água). O que aconteceu? (o balão arrebenta instantaneamente? por quê?)

Tentem explicar porque aconteceu desta forma. De acordo com suas observações, o que mudou do primeiro para o segundo experimento? Os resultados são diferentes? 

Objetivo
- Reconhecer a formação química das substâncias utilizadas no dia a dia.
- Reconhecer alguns tipos de ligações químicas e condutividade elétrica.

3) Com base em seus conhecimentos, responda aos questionamentos:
Química do cotidiano ou no cotidiano
Uma substância química fundamental no nosso dia a dia e o sal de cozinha. O sal (Cloreto de Sódio) é um recurso natural renovável, assim como a água.  O principal meio de se obter sal é a partir da evaporação da água dos oceanos. Em média, a água do mar possui 3,5% de sal em sua composição, ou seja, é uma reserva de quase 50 quatrilhões de toneladas de cloreto de sódio. A mineração em minas de sal também é uma prática comum para obtenção desse recurso.
Existem diversos usos para o sal na nossa sociedade. O mais conhecido é para a nossa alimentação, como tempero. Muitos microorganismos não sobrevivem em um ambiente salgado, pois o sal remove a água de suas células por osmose. Por esse motivo, o sal é utilizado para preservar alimentos até hoje. Alguns alimentos, como o picles e o salame, só existem graças a ação do sal em sua preservação e tratamento ( Salmoura).O sal também é muito utilizado no hemisfério norte para evitar que as estradas e ruas sejam congeladas ou até mesmo para derreter o gelo presente nelas. Essa ação gera alguns impactos no meio ambiente, pois o sal tem como destino os corpos d'água, causando um desequilíbrio nesse ambiente. Outro problema é a corrosão das estruturas metálicas em que o sal foi aplicado, causando acidentes e prejuízos. Outros usos do sal incluem: indústria química (produção de uma grande quantidade de químicos utilizados na nossa sociedade), agricultura, tratamentos medicinais, combate ao fogo (extintores) e limpeza (sabonetes e xampus).
Com base em seus conhecimentos do cotidiano associado aos seus de química vamos contribuir com este? Acrescentando por exemplo:
a ) qual a sua origem química?
b ) Que tipo de ligação química existe entre o cloro e sódio?
c) Que tal verificarmos eletricamente se a água com sal e bom ou mal condutor de corrente elétrica? Boa sorte e bela pesquisa.

Objetivo
- Conhecer os tipos de ondas.

4)  Como o Som se propaga através dos diferentes materiais?
O som é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, se propagando tridimensionalmente pelo espaço e apenas em meios materiais, como o ar ou a água.
Para que esta propagação ocorra, é necessário que aconteçam compressões e rarefações em propagação do meio. Estas ondas se propagam de forma longitudinal.
Quando passa, a onda sonora não arrasta as partículas de ar, por exemplo, apenas faz com que estas vibrem em torno de sua posição de equilíbrio.
Experimentando: Veja como e simples sentir a propagação do som, neste experimento abaixo. A partir do experimento descreva as suas considerações.
  • Coloque um rádio portátil no mínimo volume (um relógio de corda pouco ruidoso, ou mesmo um diapasão vibrando) e tente escutar o seu som.
  • Coloque uma das extremidades de um cano plástico de 50 cm no alto-falante do rádio (ou próximo de um diapasão vibrando) e a outra no ouvido. Note como agora se ouve nitidamente o som.
  • Com a sala em silêncio, coloque uma das extremidades do cano no ouvido e ouça o som da brisa, que normalmente não escutamos.


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